Valor (ética)
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Valor é um conceito que faz parte do estudo da Filosofia, Sociologia, Economia, Psicologia, Antropologia e Política.
O valor cultural, por sua vez, é objeto de estudo da filosofia, da psicologia e da sociologia. Do ponto de vista filosófico, sociológico e psicológico, o valor cultural recebeu as mais variadas definições e promoveu inúmeras discussões paralelas (tal como a da neutralidade dos valores na pesquisa científica, a relação valores e gosto, etc.). Na filosofia, os filósofos que se dedicam ao estudo da ética ou da axiologia vão ser aqueles que irão contribuir mais intensamente com a discussão sobre o conceito e características dos valores, produzindo várias concepções, algumas chamadas subjetivistas e outras objetivistas. Na Psicologia, o estudo dos valores vai estar relacionado mais com a questão do comportamento e das atitudes dos indivíduos. Na sociologia, os valores vão ser abordados com produto das relações sociais e relacionados com "normas", "representações", etc.
Para o antropólogo Clyde Kluckhohn, valor é "uma concepção do desejável explícita e implícita, característica de um indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção dos modos, meios e fins da ação".
Para a filósofa Agnes Heller, o valor é um "modo de preferência consciente".
Para o psicólogo Alpport, "um valor é uma crença em que o homem se baseia para atuar por referência" (apud Viana, 2007).
Para o sociólogo Nildo Viana, "o valor é algo significativo, importante, para um indivíduo ou grupo social". Este sociólogo distingue entre valores fundamentais (ligados a valoração primária) e valores derivados (valoração derivada) e entre valores dominantes (axiologia) e valores autênticos (axionomia).valor e algo útil na vida de um indivíduo que quer se enquadrar num sociedade
No setor de serviços, o sucesso é impulsionado tanto pelos valores compartilhados, como pelas habilidades dos funcionários. Os objetivos de negócio e padrões compartilhados da Capgemini foram desenvolvidos para beneficiar não somente os acionistas e funcionários, mas, também, todos os participantes da cadeia de suprimentos. Acreditamos que esses objetivos só podem ser atingidos por meio do respeito mútuo e cooperação.

FURTHER READING
ValoresSete valores compartilhados estão no centro da atenção da Capgemini, desde a fundação. Esses valores afetam a maneira como atendemos as necessidades dos clientes, respeitando as exigências regulatórias de cada país em que atuamos e a maneira como promovemos práticas éticas dentro da empresa e em nossas parcerias. São eles:
Honestidade
Honestidade, integridade, lealdade, sinceridade. Recusar métodos desonestos para facilitar a assinatura de contratos ou obter qualquer tipo de vantagem. Nem crescimento, lucro ou independência têm real valor, a não ser por meios honestos e íntegros. E todos no Grupo sabem que a falta de transparência e integridade em negociações comerciais será penalizada na primeira vez em que ocorrer.
Audácia
Vocação para o empreendedorismo, vontade de assumir riscos e comprometimento (naturalmente ligado a uma firme determinação de cumprir com seus compromissos ). Esta é a verdadeira alma da competitividade: firmeza na tomada de decisões ou em garantir a sua execução, o eventual desafio às orientações de alguém ou de uma situação atual. Audácia também requer um certo nível de prudência, sem a qual um gestor ousado é, na realidade, apenas perigosamente irresponsável.
Confiança
Disposição para delegar tarefas às pessoas e equipes; tomar decisões no momento certo. Confiança também significa possibilitar um ambiente democrático e aberto para compartilhar opiniões e ideias.
Liberdade
Independência de opiniões, de julgamento e de ação, espírito empreendedor e criatividade. Liberdade também significa tolerância e respeito pelo outro, pelas diferentes culturas e costumes, uma qualidade essencial a um Grupo desse porte.

Espírito de equipe
Espírito de equipe significa amizade, fidelidade, generosidade e o gosto pelo trabalho em time. Ser justo ao compartilhar os benefícios do trabalho coletivo. Aceitar responsabilidades e demonstrar boa vontade instintiva ao apoiar esforços comuns, especialmente nos momentos turbulentos.
Modéstia
Simplicidade - o extremo oposto de vaidade, pretensão, arrogância e ostentação. Ser simples não significa ser simplório ou ingênuo. Está mais relacionado a ser discreto, demonstrar modéstia natural e ter bom senso, além de estar sempre atento ao outro, levando um eventual problema ao conhecimento dele. Aqui, modéstia significa franqueza em seus relacionamentos, flexibilidade e bom humor.
Fun
Diversão significa sentir-se bem por fazer parte do Grupo, cultivando o orgulho do que fazemos. É sentir-se realizado ao buscar constantemente a qualidade e a eficiência, agindo como parte essencial de projetos desafiadores.
Código de ÉticaCriamos um Código de Ética para esclarecer e promover nossas práticas.
Saiba mais sobre a maneira como os valores e práticas estão embutidos em nossa responsabilidade corporativa e governança, a maneiras como colaboramos com os clientes e nos relacionamos com os funcionários.
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